sexta-feira, 27 de agosto de 2010

VII ENCONTRO INTERNACIONAL
DE EDUCADORES DO
CEDET/ASPAT

17 e 18 de Setembro de 2010
Poços de Caldas-MG

TEMA:CAMINHOS PARA DESENVOLVER POTENCIAL E TALENTO

CEDET - Centro para o Desenvolvimento do Potencial e Talento
ASPAT - Associação de Pais e Amigos para Apoio ao Talento

CONFERENCISTAS INTERNACIONAIS ESPECIALMENTE CONVIDADOS
Professor Françoys Gagné, Ph.D.Université du Québec à Montreal, Canada

Professor Joan Freeman,University of Middlesex Inglaterra

Certificados de participação pela PUC-Poços de Caldas

INSCRIÇÕES AO VII ENCONTRO DE EDUCADORES
Inscrições on-line: www.dotadosetalentosos.com.br
Por telefone 35 3715-3047 (CEDET) - 35 3721-2865 (Criativa Idade)
ou no CEDET - Rua Itabira, 101 - Poços de Caldas
(Taxa de Inscrição para estudantes e professores:R$ 20,00 até dia 10 de Setembro, depois R$ 50,00)

Informações:
cedetpocosdecaldas@gmail.com
cedetlavras@hotmail.com
aspatlavras1@gmail.com
zeguen@def.ufla.br
vcarvalho82@hotmail.com
dotadosetalentosos@gmail.com

Não percam é uma oportunidade única!!
Amanhã posto a programação.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Conceituação de Dotação e Talento


Em todas as épocas houve acentuado interesse por indivíduos com inteligência acima da média, justamente por serem considerados pessoas altamente capazes e talentosas diferenciando-se do grupo a que pertencem, e esse interesse vem crescendo nas ultimas décadas, basta uma rápida olhada em programas de televisão (Qual o seu talento?; Ídolos ) , internet e jornais, para constatar tal fato. É por essa razão que muitos pesquisadores tem apontado um aumento de investimentos em programas especiais relacionados ao desenvolvimento do potencial desses indivíduos ( Fleith, 2001; Virgolin, 1997; Winner, 1998, 2000).
Mesmo com o crescente avanço nos investimentos e pesquisas a respeito de dotação e talento ainda convivemos permeados por mitos e concepções elitistas que provocam reações contraditórias, as quais vão do fascínio ao antagonismo. Assim como seu conceito também tem mudado através do tempo, assumindo diferentes conotações dependendo da cultura a que pertence (Solow, 2001). Sua terminologia possui uma variedade de conceitos e definições que somadas aos mitos e idéias preconceituosas constitui uma das dificuldades para o estudo do tema e para a ampliação de um atendimento adequado ao “educando”, apesar dos notáveis avanços na área nas ultimas décadas (Fleith e Alencar 2007).
“(...)Roeper (citado em May, 2000) associa dotação com maior consciência, sensibilidade e habilidade superior para entender e transformar percepções e experiências, enquanto Locherd (citado em May, 2000) apresenta algumas características de indivíduos superdotados, como habilidade de pensamento divergente, excitabilidade, sensibilidade, percepção aguçada e capacidade de transformação de idéias e objetos. Para Sternberg e Davidson (1985), possui outras cinco características excepcionais: capacidade específica e inteligência geral, capacidade para fazer simultaneamente muitas atividades diferentes, habilidade de modificar e adaptar o ambiente do modo que lhe seja adequado, habilidade para solucionar problemas e para conceber relações incomuns.” (Alencar e Fleith, 2007)
Termos utilizados usualmente como o termo superdotado a meu ver parecem que causam não apenas divergências no meio acadêmico como também constrangimentos entre os próprios alunos por serem termos freqüentemente usados no sentido pejorativo. Embora haja uma grande abundancia de concepções, que contradizem umas às outras, os estudiosos seguem numa linha que direciona quase sempre para o construto dotação.
Podemos conceituar Dotação como sendo: posse e uso de capacidade natural notável, em pelo menos um domínio de capacidade, a um grau que coloca o indivíduo entre pelo menos os 10% superiores no grupo de pares etários. E Talento designa notável superioridade em competências sistematicamente desenvolvidas (conhecimentos e habilidades), em pelo menos um campo da atividade humana, a um grau que coloca o indivíduo entre pelo menos os 10% superiores no grupo de pares etários que são, ou já foram, ativos naquele campo, ou áreas.(Guenther,2008).
Gagné citado por Guenther aponta para quatro amplos domínios de dotação:
1.Inteligência e capacidade intelectual;
2.Criatividade e pensamento criador;
3.Capacidade sócio-afetiva;
4.Habilidades sensório-motoras.
Segundo Guenther três conjuntos de fatores influenciam a posição do educador em relação ao desempenho superior observado em seus alunos: 1. Meio familiar e comunidade onde a criança vive; 2. Ideologia que dita os valores culturais dominantes; 3. Potencial e características observáveis no aluno.
Com relação à legislação podemos encontrar em nossa história, nos vários níveis oficiais, as bases necessárias para prover um trabalho educacional para alunos mais capazes e talentosos, porém segundo Guenther ficando na maioria das vezes subentendidas em alusões a “necessidades” e “características” dos alunos, feitas por todo o corpo da legislação que trata de educação”. Vale lembrar que os sistemas de educação estaduais e municipais tem autonomia para tratarem desse e de outros temas referentes à educação.


Referências bibliográficas
Alencar, E. M. L.S.; FLEITH, D. S. Desenvolvimento de talentos e Altaas Habilidades: orientação a pais e professores. Porto alegre: Artmed, 2007.
Guenther, Zenita C. Coleção Debutante. Volume 3. Lavras – 2008.
Guenther, Zenita C. Desenvolver Capacidades e Talentos: Um conceito de inclusão.Petrópolis: Vozes, 2006.
Guenther, Zenita C. Capacidade e Talento: um programa para a escola. São Paulo: EPU, 2006.
Solow, R. Parent’s conception of giftedness. Gifted child today, v.24, p.14-22, 2001.
Virgolim, A. M. R. O indivíduo superdotado: história, concepção e identidade. Psicologia, teoria e pesquisa, v.13, p.173-183, 1997.
Winner, E. Crianças superdotadas: mitos e realidades. Porto alegre: Artmed, 1998.