quinta-feira, 30 de abril de 2009

O objetivo da vida

Certa vez me perguntaram qual o objetivo da vida, a princípio uma pergunta simples, mas com uma diversidade de respostas que transcende um simples "viver". E até hoje - passados vários anos - me pego recordando e refletindo um pouco sobre o sentido da vida.


A primeira conclusão a que podemos chegar é que o nosso objetivo de vida não é o mesmo durante toda a vida, e também pode não seer igual ao de outras pessoas, além de sofrer severas modificações dependendo do nosso humor. Poderíamos até mesmo num momento de raiva ter como objetivo de vida a vingança; ou ainda profissionalmente falando nosso objetivo pode ser vencer na vida, sendo bem sucedido nos negócios ou acumulando riquezas; outros porém buscam objetivos considerados mais nobres como por exemplo dedicar a vida a ajudar pessoas, seja trabalhando e dando o seu tempo ou mesmo seus recursos financeiros.


Assim podemos chegar a conclusão de que se estamos felizes podemos ter objetivos mais nobres e elevados do que os que teríamos em estados de tristeza e melancolia.


E é por isso que podemos concluir que o objetivo de vida de todo ser humano deve ser encontrar a sua felicidade. Porém, felicidade existem muitas, cabendo a cada indivíduo encontrar a sua, e o melhor lugar para iniciar a busca pela felicidade é o GLA - Grande Laborário da Aprendizagem, um lugar onde podemos aprender a nos relacionar uns com os outros, a respeitar e conviver observando as diferenças e valores que cada indivíduo compartilha com o outro.


Este tão conhecido Laboratório pode também ser chamado pelo apelido carinhoso de "Escola", o nosso Grande Laboratório da "Vida".